12 de mai de 2017

- = +

Eu escrevi essa frase na bio de quase todas as redes sociais que possuo e rabisquei em várias páginas do Bullet Journal, porque de um tempo pra cá tenho considerado ela um norte para tudo na vida. Mas o que exatamente ela significa? Na tradução literal é: Menos é mais, mas além disso ela tem muito mais significado pra mim desde que eu decidi que queria tentar ser melhor. Vejam bem: TENTAR, porque é claro que nunca serei a melhor pessoa do mundo, muito pelo contrário. Mas só o fato de estar tentando já deve adiantar de alguma coisa e essa frase tem me acompanhado diariamente e através dela venho refletindo sobre algumas coisas que posso melhorar com a ajuda desse princípio:

Menos internet, mais livros: É fato que a internet é nossa aliada em muitos aspectos, porém ela pode ser nossa inimiga principalmente quando se trata de tempo. Tão legal rir com os memes, mas você pisca e quando percebe passou meia hora no Facebook, outra meia hora no Instagram e nesse tempo daria (no meu ritmo) pra ler umas 50 páginas de algum livro.

Menos seguir, mais conteúdo interessante: Já que estamos falando de redes sociais, menos é mais também nelas. Eu já cheguei a seguir mais de 2000 contas no Instagram, tudo que achava legal ia seguindo sem me preocupar com o conteúdo do perfil e aí lotou meu feed de coisa que não me interessava mais e me perdi entre as coisas que eu realmente queria ver e as fotos que nem deveriam estar ali. Deu um certo trabalho, mas deixei de seguir mais de 1300 e cada vez mais estou diminuindo e assim consigo focar nos meus perfis preferidos, conseguindo interagir melhor e ocupando meu tempo com o que realmente me interessa. E isso vale para todas as outras redes sociais.

Menos procrastinação, mais tempo livre sem neura: Eu sou a rainha da procrastinação e estou tentando ao máximo mudar isso. A partir do momento que você consegue fazer tudo sem deixar para depois, o depois se torna um tempo livre para você descansar e não um tempo em que você fica neurótica pensando no que deveria fazer e ainda não fez.

Menos compras, mais qualidade: O minimalismo nas compras não é apenas sobre ter menos, mas sobre ter mais qualidade no que se adquire. É saber que está pagando um pouco mais caro por algo que vai durar muitos anos do que pagar barato em várias peças praticamente descartáveis que acaba se tornando mais caro no final.

Menos mensagens, mais ligações: Eis que meus pais se renderam às novas tecnologias e agora usam o Whatsapp e em vez de ligações nos falamos todos os dias através do aplicativo, eu particularmente estou orgulhosa deles. Mas sinto falta das ligações, eu ao contrário da maioria das pessoas não tenho problema nenhum em falar pelo telefone, prefiro mil vezes do que por mensagem, é muito mais real, principalmente com minha família, ouvir a voz deles aquieta meu coração cheio de saudade enquanto não chega o dia de ir vê-los.

Tenho me interessado muito pela filosofia minimalista e pesquisado bastante sobre isso, portanto esse assunto vai aparecer muito por aqui também.


"Tenho tentado me estressar menos, sorrir mais, carregar menos o peso do mundo nas costas, dormir em paz" 
Clarissa Correa

3 comentários:

  1. Oi Ana,

    Primeiramente, quero te agradecer por ter comentado no meu blog, assim tive a oportunidade de conhecer o teu (que é muito lindo por sinal).
    Você escreve muito bem... de uma maneira leve, mas com bastante conteúdo.

    Amei os tópicos listados nesse post, eles me fizeram refletir sobre o quanto eu estou lendo...

    Vou voltar aqui mais vezes.
    Com Amor,

    Paloma.
    BLOG MERAKI

    ResponderExcluir
  2. O fato de você estar tentando ser melhor já te faz uma pessoa ótima, porque a maioria das pessoas caga pra isso. Acho que preciso de mais minimalismo na minha vida, principalmente no sentido material, mas é difícil pra mim parar de consumir coisas.
    Já fiz essa limpa no instagram e comecei a aproveitar mais a rede. Durante uma semana, mais ou menos, dei unfollow em todos os perfis que me entregavam coisas que não me interessavam mais. Foi muito bom.
    Acho que você pode fazer um post sobre a parte de procrastinar, nesse quesito eu sou uma lástima.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Amei esse post! Serviu muito pra mim. Estou precisando substituir algumas coisas por outras mais importantes!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderExcluir

Suspirare © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.