A bela e a adormecida

12:29


Autor: Neil Gaiman
Ilustrador: Chris Riddell
Editora: Rocco
Páginas: 72
Sinopse: "Era o reino mais próximo ao da rainha, em linha reta, como voa o corvo, mas nem os corvos voavam até lá. Você pode achar que conhece esta história. Uma jovem rainha está prestes a se casar. Há anões bons, corajosos e valentes; um castelo envolto em espinhos; e uma princesa enfeitiçada por uma bruxa, segundo dizem os boatos, em um sono eterno. Mas aqui não há ninguém esperando que apareça um nobre príncipe em seu fiel cavalo. Este conto de fadas é tecido com um fio de magia negra, que vira e revira, brilha e reflete. Uma rainha pode acabar se revelando uma heroína, se uma princesa precisar ser salva..."

Eu sei que está acontecendo um flood de Neil Gaiman por aqui, mas prometo que vou dar um tempo depois deste livro. Acontece que: olha esse livro, olha essas ilustrações, olha essa história, como não se apaixonar? O autor tem aquela pontinha de fantasia gótica, com histórias incríveis e o conto é uma releitura de contos de fadas em um crossover magnífico.

Imagina que uma rainha prestes a se casar, fica sabendo que um reino próximo do seu está sofrendo por um sono profundo e não é somente a princesa desse reino vizinho que está dormindo e sim todos os habitantes. Então ela deixa o seu casamento pra trás e parte em uma aventura para salvar esse reino, tendo companhia alguns anões que a ajudam a chegar lá.
Isso não soa familiar? Exatamente, a Branca de Neve e a Bela Adormecida, juntas na mesma história! Na verdade os nomes não são citados em nenhum momento, mas fica mais do que claro que trata-se dessas duas histórias. Durante o caminho para chegar até o castelo onde a Adormecida está surgem vários empecilhos e percebe-se pelos diálogos com os anões que a rainha está confusa quanto as suas decisões, mas que era seu papel não mandar os outros cumprir suas ordens, mas sim ela mesma ir atrás da solução, pois se aquilo continuasse, esse sono profundo, poderia atingir suas terras também, já que ele se alastrava pela floresta.

Chegando ao reino parecia que tudo estava morto há anos, pessoas e animais paralisados pelo sono, somente as plantas cresciam encobrindo todo o cenário. Subindo as escadas da torre do castelo, a rainha e os anões perceberam que havia mais alguém desperto e é aí que encontram a bruxa que colocou a maldição sobre aquelas terras.

O desfecho do conto é surpreendente e totalmente inesperado. Além da história incrível, o que também me impressionou bastante foram as ilustrações perfeitas do Chris Riddell. Mais um livro para a lista de favoritos, tendo Neil Gaiman claro que é só sucesso.


"Não tenho muita paciência com histórias nas quais mulheres são resgatadas por homens [...] nem sempre você precisa ser salva por um príncipe". (Neil Gaiman)

Posts Relacionados

5 suspiros

  1. Neil Gaiman, melhor pessoa! eu tô louca pra ler esse livro, desde que lançou. e as ilustrações são lindas! ♥

    ResponderExcluir
  2. Muito fodaaaaa, quero muito!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  3. Muito fodaaaaa, quero muito!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  4. Muito fodaaaaa, quero muito!

    ✦ ✧ http://bruna-morgan.blogspot.com ✧ ✦

    ResponderExcluir
  5. Esse livro é maravilhoso, Neil Gaiman e Chris Riddell fizeram um excelente trabalho com essa releitura. ♥

    ResponderExcluir