O poder da empatia

14:19

Este post faz parte do projeto 642 coisas sobre as quais escrever e este é o item 2 que sugere a seguinte situação: "Você é um(a) super-herói (heroína). Quais são os seus super poderes e como pretende usá-los?", então "senta que lá vem história".

Quando comecei o projeto 642 coisas sobre as quais escrever achei que iria ser fácil e que os temas não me dariam trabalho, mas quando chega a vez de realmente escrever sobre o assunto eu percebo que não é tão fácil assim, algumas coisas exigem um pouco mais de introspecção e por isso as vezes são deixados pra depois, mas como eu me propus a fazer isso vou fazer até o fim porque não gosto de coisas inacabadas.

Eu nunca havia parado para pensar se eu queria ser super herói, quando criança preferia brincar lá fora do que assistir ou ler histórias sobre o assunto, aí quando comecei a me interessar percebi que: "Uau, tem muita história, muitos heróis, muitos vilões, muitos super poderes". E eu não sei nem metade das histórias sobre eles. E é muito difícil escolher um preferido, um que NOSSA, QUERO! Talvez eu queira todos, imagina poder ler pensamentos ao mesmo tempo que pode voar e ser elástico e super rápido e congelar e botar fogo em tudo e ter muita força e controlar mentes... Hey, acho que já sei, quero controlar mentes!

É isso, se eu fosse um super herói e tivesse um super poder seria esse: controlar mentes, tipo o Professor Xavier da série X-men, mas não exatamente como ele, seria parecido, mas eu só poderia controlar um aspecto, apenas colocar o sentimento de empatia na mente das pessoas.

Imagina, um mundo onde todos fossem extremamente empáticos, não haveria mais guerra nem ódio e mais uma vez, o dia foi salvo, assim como em As Meninas Super Poderosas, só que pra sempre.

Mas o que é empatia?

Em suma, empatia é se colocar no lugar do outro, tentar entender o que a pessoa está passando e imaginar como se fosse com você, apoiá-la e não julgar a sua dor. Mas não é uma coisa fácil de se aprender, como a Ana Vieira do blog OH SO FANGIRL disse em uma de suas newsletters: empatia é algo que se aprende na marra! Por isso um super poder assim seria bem útil.

Mas como infelizmente esse poder não foi dado a mim, as pessoas vão ter que aprender sozinhas e como para quase tudo nessa internet existe um tutorial, tem esse bastante explicadinho da Wikihow bem aqui. E também esse vídeo curtinho, porém bem didático para entendermos melhor:



Ah, e também tem o livro do escritor Roman Krznaric, que ainda não tive a oportunidade de ler, mas está na minha lista. Além deste gif que é super bonitinho:


Vamos ser empáticos, vamos aprender sobre esse sentimento que pode mudar o mundo, vamos usar o poder da empatia para sermos a mudança no mundo! Você topa?

"Quando as pessoas superarem o preconceito, praticarem a empatia e o respeito ao próximo independentemente de qualquer fator, talvez o mundo seja um lugar melhor, as pessoas mais evoluídas e as relações sociais um pouco mais humanas."
(Iedda Carolina)

Posts Relacionados

2 suspiros

  1. Ana
    Empatia é para poucos hahaha Adorei o projeto e o texto. Vamos ser mais empáticos no mundo. Como faz para participar desse projeto?

    Bjokas,
    Blog: DMulheres
    Instagram : @dmulheres

    ResponderExcluir
  2. Que post mais lindo, Ana!

    A empatia é algo muito importante, quando sempre praticada é quase uma resolvedora de problemas. As pessoas só se preocupam com si próprio e isso é realmente muito triste.

    Mais empatia pelo mundo!
    Lindo texto

    Grande beijo <3 <3 <3

    ResponderExcluir