A carta mais clichê possível

20:53


Querida irmã, 

Nem posso acreditar que esse dia chegou, parece que faz tão pouco tempo que você ainda estava ensaiando suas primeiras palavras e lendo suas primeiras sílabas e agora está entrando nesse universo tão complexo chamado faculdade. Pode parecer clichê tudo o que vou lhe dizer, mas é a mais pura verdade e eu quero que você leia agora e volte a ler em todos os outros momentos que achar necessário, os bons, os ruins, os mais ou menos... Eu só quero que você se sinta confortada e abraçada todas as vezes que ler essa carta, porque infelizmente eu não vou poder estar ao seu lado todos os dias, mas espero que minhas palavras possam te ajudar de alguma maneira.

Eu não recebi uma carta assim quando foi a minha vez, nunca ninguém me falou nada sobre como tudo realmente seria, eu aprendi tudo sozinha e acho que foi bom porque me fez amadurecer na marra e enfrentar a vida como ela é, mas como eu sempre disse que você é mais madura que eu, acho que não vai ter problema se te contar algumas coisas desse mundo louco no qual você está entrando agora.

Acho que uma das coisas que você vai perceber logo de cara é que não tem nada a ver com o ensino médio, mas ao mesmo tempo tem tudo a ver, é engraçado, mas é verdade. Eu fiz bons amigos no ensino médio, mas os melhores amigos foram da faculdade. Você vai conviver muito mais com eles, são quatro ou cinco anos convivendo com as mesmas pessoas todos os dias, indo na casa delas pra fazer trabalho (ou não), vocês vão se ferrar juntos e cantar juntos, vão sorrir e chorar juntos, você vai fazer amigos pra vida inteira. E talvez inimizades também, a turma geralmente vive entre tapas e beijos, é uma loucura.

Você também vai ter amigos professores, daqueles que te ajudam pra caramba e fazem de tudo pra que você seja um ótimo profissional, mas também vai ter aquele professor cuzão que não tá nem aí pra turma. Faz parte, mas você deve absorver o máximo de cada uma das espécies, aprender de alguma maneira a como ser ou não ser igual a eles.

Terão muitas festas, algumas pra arrecadar dinheiro pra formatura, outras pra comemorar algumas coisas, mas também terão festas sem nenhum motivo, universitário não precisa de motivo pra festejar. Mas eu te peço, vai com calma, comemore, se divirta pra caramba, mas por favor tenha moderação, lembre-se do motivo de você estar aí.

Por outro lado também terão aqueles dias em que você não terá motivo nenhum pra comemorar, você vai estar na maior bad da vida, sem vontade nenhuma de fazer qualquer coisa, mas com uma pilha de livros e apostilas pra estudar, essa é a pior parte, mas mais uma vez, lembre-se do motivo de você estar aí, eu sei que vai encontrar forças sub-humanas pra enfrentar tudo isso. As vezes será necessário virar a noite acordada debruçada nos seus estudos, isso é completamente normal, mas saiba a hora de parar, as vezes dormir um pouco vai te ajudar mais do que ler mais um capítulo. 

Talvez uma das piores coisas seja a saudade, é nessa parte que você vai chorar, espernear, gritar e ligar pra mãe dizendo que não aguenta mais, que quer ir embora desse lugar, que quer abandonar tudo e voltar pra casa, pro colo dela. Nessa hora leia novamente este texto e lembre mais uma vez o motivo de você estar aí.

Ah, também terá algum momento em que você não vai conseguir se alimentar direito, disso eu sei muito bem, as vezes um miojo salva, as vezes um lanche super gorduroso salva, um salgadinho, whatever... e isso novamente é completamente normal, não é todo dia que você vai conseguir ir pra casa e ter a inspiração de fazer aquele almoço legal, fica tranquila, eu não vou brigar com você por causa disso, é o que mais vai acontecer. Mas também lembre-se que seu corpo reflete aquilo que você colocou pra dentro dele, então cuide-se, da maneira que eu sei que você sabe.

Vai ter algum dia em que você vai ter que escolher entre tirar cópia da matéria ou comprar alguma coisa que você queira muito, isso vai acontecer sempre, então prepare-se para suas escolhas, eu sei que você vai escolher as cópias senão vai se ferrar, então saiba que vai precisar abrir mão de muita coisa pra realizar seu sonho.

Eu não sei se tudo isso que eu disse vai te ajudar ou se vai aumentar ainda mais sua ansiedade, mas eu quero que você saiba que nem sempre será fácil, na verdade em nenhum momento será fácil, mas eu sei que você consegue, afinal já foi uma luta entrar aí e você conseguiu, agora bem-vinda à luta pra sair, é tipo Jogos Vorazes sabe?  Cada ano fica pior!

Mas eu confio em você, a família toda confia em você e eu sei que você também confia em si própria, afinal "a fruta não cai longe do pé" e sabemos que você já está bem madura pra germinar essa sementinha que caiu na terra. Eu estou muito emocionada e ansiosa, talvez mais que você. Saiba que estarei sempre aqui, pra qualquer coisa, (menos pra te ajudar com a matéria porque não entenderei nada) porque como eu disse, irmã mais velha também é mãe.

E sabe qual é o motivo de você estar aí? Não é só pra se tornar uma ótima arquiteta, não é só pra provar pra sociedade que você venceu na vida e está fazendo um curso foda, não é só pra adquirir conhecimento. O motivo de você estar aí é provar pra você mesma que é capaz de fazer o que quiser, é para chegar no dia da formatura e na hora da homenagem aos pais chorar igual uma louca, olhar pra eles e perceber o orgulho que eles sentem de você, é terminar tudo e dizer PORRA, CARALHO EU CONSEGUI!

E pode chorar porque eu sei que você já está com os olhos marejados, se bem te conheço. Te amo muito e boa sorte nessa fase maravilhosa da sua vida!

Com carinho, 
Ana (:

Posts Relacionados

0 suspiros