30 de nov de 2015

Compartilhe amor, doe sangue ❤

O pessoal lá do grupo As Migas está cada vez mais legal e unido e por falar em união, este mês o tema da blogagem coletiva é algo que tem muito a ver com unir forças por uma causa maior: a doação de sangue. Dia 25 de novembro foi o dia nacional do doador de sangue e nada mais justo que dedicar os posts coletivos do mês para o incentivo a esse ato de amor, mas não devemos lembar disso apenas no dia 25 e sim o ano todo, porque o ano todo têm alguém precisando e em apenas uma doação você pode salvar a vida de até quatro pessoas.


Infelizmente, como eu disse neste post, não posso doar sangue, isso me deixa bastante frustrada porque é uma coisa que sempre quis fazer. Porém eu posso incentivar outras pessoas a doarem e é por isso que estou aqui hoje, para dar algumas dicas para quem ainda não sabe como faz.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR:
Estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 69 anos (menores de 16 também podem doar, mas precisam de autorização de seu responsável), pesar no mínimo 50 Kg, estar bem descansado e alimentado, apresentar documento original com foto.

VOCÊ NÃO PODERÁ DOAR SE:
Estiver resfriado, estiver grávida, for puérpera (parto normal deve esperar 90 dias e cesariana 180 dias), estiver amamentando (a não ser que o parto tenha sido há mais de 12 meses), tiver ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, tiver feito tatuagem nos últimos 12 meses, tiver se envolvido em situações nas quais existe um risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis (aguardar 12 meses), viajou para estados onde tenha alta prevalência de casos de malária (aguardar 12 meses), teve hepatite após os 11 anos de idade, fizer uso de drogas ilícitas injetáveis, teve malária, dentre outros que você pode conferir aqui e aqui

INTERVALOS PARA DOAÇÃO:
Homens: 60 dias (máximo de 4 doações por ano)
Mulheres: 90 dias (máximo de 3 doações por ano)


Procure o local mais próximo de você onde tenha um hemocentro ou alguma campanha para alguma pessoa específica, faça a diferença na vida de alguém, mas lembre-se: você estará doando vida para outras pessoas, portanto seja consciente e certifique-se de que estará doando uma vida saudável. Você será questionado sobre várias coisas em uma entrevista, além de passar por uma triagem de avaliação, então seja extremamente sincero nas suas respostas para não prejudicar ninguém que vier a receber sua doação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suspirare © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.