O Iluminado

00:14


Título: O Iluminado
Autor: Stephen King
Editora: Suma de letras
Páginas: 463
Sinopse: "Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma benção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do Hotel Overlook.
Quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeira. Não mais o sofrimento da esposa Wendy. Tranquilidade e ar puro ara o pequeno Danny se livrar das convulsões que assustam a família.
Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo se esqueceu de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimentos e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal."

Uma das minhas promessas para 2015 era ler mais e comecei logo com um clássico do "Stephen Rei", claro que não me arrependi desta escolha, pois o livro é ótimo e confesso: fiquei com medo muitas vezes durante a leitura. Mas como o próprio Stephen revelou: "Eu adoro fazer as pessoas se cagarem de medo". Objetivo deveras cumprido meu querido King.


O livro conta a história de uma família cujo pai é ex-alcoólatra, a mãe está suportando o marido por mais tempo do que deveria e o filho Danny é "iluminado", mas ainda não consegue dominar seus poderes.

A trama acontece quando eles vão para um hotel passar a temporada de inverno para tomarem conta do gigante vazio e lá acontecem coisas inexplicáveis, é como se o hotel estivesse vivo e os odiasse. Aos poucos Danny vai descobrindo seus poderes e são eles que ajudam a família a escapar desse terrível martírio em que se encontram. 

O terror é a marca registrada do autor e isso me prendeu ao livro muito fácil, pois apesar de ser clássico não considero um terror clichê porque não tem personagens comuns.
Meu objetivo falando de livros no blog não é resenhar ou dar spoilers, mas apenas registrar minhas leituras e compartilhar minha opinião. O Iluminado foi o primeiro livro do Stephen que eu li e já me tornei fã, estou com dois livros dele esperando para serem lidos e um deles é a continuação de O Iluminado. Meu objetivo é ler toda a obra do autor.






Posts Relacionados

2 suspiros

  1. Eu tenho sérios problemas com os livros do King :~
    Não sei se é a técnica de funil que ele usa para escrever, mas vai chegando num ponto que eu tenho vontade tacar o livro na parede e chorar de frustração. Enfim. Vi a adaptação de Iluminado do Kubrick, quando eu tinha uns 12 anos, e fiquei muito perturbada com tudo aquilo, o Jack Torrance, melhor personagem pai-louco do mundo, as cenas do hotel, as gêmeas de mão dada no corredor hahahaha, o cara e o urso :$ me assustou por uma vida inteira. Dizem que não tem nada a ver essa adaptação com o livro, o próprio King achou uó, mas sei lá, eu gostei, foi o que tornou a história interessante para mim. Agora, o livro A Coisa, nunca mais chego perto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse foi o meu primeiro contato com o King, ainda não tive outras opiniões lendo outras obras, mas eu gostei bastante porque ele consegue reproduzir nas pessoas o medo que quer que elas sintam. Agora, sobre o filme realmente ficou bem diferente do livro, o que sempre acontece né, é como se fossem coisas distintas, tanto que o King e o diretor do filme nem se falam né? Mas enfim, vou descobrir se vou gostar de outras obras dele futuramente.

      Excluir